Swab A importância da coleta e transporte de amostra em microbiologia

O diagnóstico laboratorial de uma doença infecciosa começa com a obtenção da amostra para análise. Porém muitos fatores podem afetar a interpretação e qualidade dos resultados. A coleta adequada é o primeiro passo para obter um diagnóstico preciso e confiável.

Continuo lendo abaixo

Descrição Geral

SWAB - A IMPORTÂNCIA DA COLETA E TRANSPORTE DE AMOSTRA EM MICROBIOLOGIA

O diagnóstico laboratorial de uma doença infecciosa começa com a obtenção da amostra para análise. Porém muitos fatores podem afetar a interpretação e qualidade dos resultados. A coleta adequada é o primeiro passo para obter um diagnóstico preciso e confiável.

A coleta eficiente e correta da amostra constitui a etapa mais importante para obter um diagnóstico seguro. Portanto, a atenção na fase pré-analítica é fundamental, o laboratório precisa que todas as amostras sejam adequadamente selecionadas, coletadas, transportadas e armazenadas para otimizar sua análise e interpretação.

A coleta deve ser realizada usando técnicas assépticas para garantir a esterilidade e evitar a contaminação por microrganismo ou outros fluidos corporais, utilizando-se apenas equipamentos estéreis e tomando as devidas precauções durante o processo. A sobrevivência das bactérias em um meio de transporte depende de vários fatores, incluindo o tipo a ser analisado, a duração do transporte, a temperatura de armazenamento, a biomassa da bactéria na amostra e a formulação do meio de cultura utilizado para o transporte.

Os Swabs com Meio de Transporte oferecem uma alternativa para realizar estes procedimentos de uma forma mais segura e fácil, garantindo a adequada conservação da amostra coletada. Para isso, é preciso utilizá-lo corretamente.

A utilização do Swab com meio de transporte

Os Swabs com Meio de Transporte são frequentemente utilizados na coleta de amostras de feridas com o objetivo de diagnosticar infecções e identificar o perfil de sensibilidade aos antibióticos. O uso para lesões abertas é o mais comum, mas também é empregado para coleta de material de ouvido, nasofaringe e orofaringe, secreção vaginal, entre outros.

A qualidade das espécies recebidas pelo laboratório para cultura é uma condição importante na recuperação e na identificação final do patógeno suspeito. Uma amostra inadequada (coletada incorretamente do paciente, cheia de contaminantes, contendo organismos inviáveis ou possuindo um número de patógenos reduzidos) pode levar a resultados errôneos ou inconclusivos e, consequentemente, levar a um tratamento inapropriado.

COMO REALIZAR UMA COLETA ADEQUADA COM SWABS PARA COLETA E TRANSPORTE DE AMOSTRAS COM MEIO DE TRANSPORTE

 

 Abrir a embalagem expondo a tampa do Swab Abrir a embalagem expondo a tampa.
Segurar na tampa do swab para coletar a amostra. Coletar com a ponta estéril do swab. Segurar na tampa do swab para coletar a amostra. Coletar com a ponta estéril do swab.
Remover tampa pré-montada do tubo de transporte. Remover tampa pré-montada do tubo de transporte.
Inserir o swab com a amostra dentro do tubo. Fechar bem a tampa do tubo com Swab. Inserir o swab com a amostra dentro do tubo. Fechar bem a tampa do tubo com Swab.
Gravar as informações necessárias na etiqueta do tubo de transporte e enviar ao local de análise. Gravar as informações necessárias na etiqueta do tubo de transporte e enviar ao local de análise.

 

OLEN – LINHA KASVI PARA ANÁLISES CLÍNICAS

Na linha Olen temos 4 modelos de Swabs Estéreis com Meio de Transporte para diferentes tipos de cultura. É importante lembrar que devem ser utilizados de acordo com a amostra a ser coletada e os microrganismos que se pretendem pesquisar.

 

Swab para coleta e transporte com meio Amies

Swab para coleta e transporte com meio Amies

Transporte de amostras clínicas com suspeitas de conter bactérias anaeróbias.

Swab para coleta e transporte com meio Stuart

Swab para coleta e transporte com meio Stuart

Indica anaerobiose (ausência de oxigênio). Boa conservação de microrganismos patogênicos do trato superior e entéricos como Salmonella spp., Shigella spp. Pneumococcus spp. e Haemophilus spp.

Swab para coleta e transporte com meio Amies com carvão

Swab para coleta e transporte com meio Amies com carvão

O carvão vegetal absorve toxinas produzidas por alguns tipos de microrganismos como Pseudomonas aeruginosa, Neisseria spp., Streptococcus spp. e outras.

Swab para coleta e transporte com meio Cary-Blair

Swab para coleta e transporte com meio Cary-Blair

Indicado para o transporte e preservação de amostras em fezes para cultura.

Pagamento

Comentários

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.